segunda-feira, 19 de março de 2012

July no dentista!


Minha dentista sugeriu uma limpeza nos dentes que está marcada para hoje a noite, mas estava um pouco insegura por causa da gravidez.

Pesquisando sobre o assunto encontrei essa matéria no Baby Center :

Grávida pode fazer limpeza dos dentes?
Os especialistas são unânimes na resposta: sim, a limpeza dos dentes por um profissional durante a gravidez não só é segura como também altamente recomendada, pois protege a sua saúde e a de seu bebê.

Estudos recentes sugerem que a doença periodontal (infecção ou inflamação das gengivas) não cuidada em gestantes pode até resultar em nascimento prematuro do bebê.

Isso porque uma inflamação em qualquer parte do corpo, inclusive nas gengivas, provoca o aumento dos níveis de moléculas inflamatórias e de alguns hormônios na corrente sanguínea da mãe. Pesquisas passaram a mostrar que esses hormônios e moléculas inflamatórias têm potencial para desencadear contrações da parede uterina, levando ao parto prematuro.

Diante dessa possibilidade, além da limpeza com o dentista, os obstetras aconselham também que mulheres grávidas mantenham uma rigorosa higiene bucal em casa. É importante lembrar que a mucosa da boca da gestante fica mais sensível e vascularizada, portanto mais suscetível a sangramentos e inflamações.

Alguns médicos dizem, inclusive, que a gravidez não deve ser motivo para deixar de ir ao dentista para outros procedimentos, pois a maioria dos anestésicos utilizados hoje em dia é considerada segura. Segundo muitos especialistas, até radiografias podem ser realizados em gestantes, desde que elas tenham a proteção de um colete de chumbo.

Se você precisar fazer algum procedimento no dentista, só não deixe de mencionar que está grávida para que ele tome todos os cuidados necessários e faça as devidas considerações sobre a urgência do tratamento

3 comentários:

  1. Ai, Ju... Tô querendo marcar uma consulta no Dentista, mas tô com um medinho...

    Depois dessa matéria, acho que vou arriscar!!

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilica, como eu uso aparelho fixo todo mes eu to no dentista , ela disse que a melhor hora para fazer tratamentos é agora no 2 trimestre é necessario e nao faz nenhum mal pro bebê
      Beijoss

      Excluir